fbpx

POR CLARICE MANCUSO

Quando viajamos vivenciamos novos espaços, novas culturas e forma diferentes de absorver o novo.

Não tenho ao certo quantos países conheço. Cidades então, bem mais difícil seria de mensurar. Mas a emoção causada em cada momento novo enebria e povoa minha mente em momentos que mais preciso de inspiração.

Seja leigo ou profissional use sempre os olhos da emoção. São como lentes que fazem brilhar nosso coração e gravam nossa mente, creio que eternamente.

Hoje nossa viagem nos leva a Capadócia, local inusitado, na verdade uma região da Turquia em sua parte Asiática.

A Capadócia é composta de várias pequenas cidades turísticas, Kayseri é a maior. Goreme talvez a mais conhecida, ainda Avanos, Nevsehir e outras. Em cada um destes vilarejos habitados há milhares de anos atrás por várias civilizações tem hoje sua área preservada e turística. A cultura Bizantina deixou suas marcas e a confecção de tapetes é ainda hoje um modo de vida da região.

O local ficou minimamente conhecido pós uma novela passada no Brasil. Posso garantir que tudo é bem diferente e mais místico do que se possa imaginar.

Quando visitei não esperava nada e me surpreendi positivamente.

A sensação incrível de hospedar-se em um hotel caverna. Arquitetura inigualável, um complemento perfeito para a experiência fantástica que toda região oferece. Depois de visitas a sítios arqueológicos onde igrejas e casas eram construídas dentro de cavernas escavadas, ter oportunidade de vivenciar um quatro estrelas desta natureza é sensacional. Informações diziam que talvez eu sofresse com a rinite e asma neste ambiente, mas resolvi arriscar.

Por sorte ou sabe-se lá o quê, nada de ruim senti. Meu apartamento tinha janela, digamos buracos com abertura em todos os cômodos. Muita tapeçaria, com decoração minimalista. Móveis eram em madeira escura e minha cama tinha docel. O banheiro era perfeito com todas regalias possíveis. Se não soubesse que estava em uma caverna não acreditaria.

Meu hotel em particular ficava bem perto do centrinho, o que propiciava no retorno dos passeios final da tarde quase ao anoitecer, visitar lojas e ficar conversando num inglês muito ruim tanto de minha parte quanto dos turcos sobre tapetes e suas características. Conversas enriquecedoras.

Como disse, a sorte, quase sempre minha aliada me fez ter um guia jovem muito gentil que havia morado por quase três anos em São Paulo. Conhecia a história como ninguém e falava português. Me ofertou histórias pessoais de seu recente casamento e costumes locais que talvez sem ele não tivesse conhecido.

Muito interessante descobrir que o material que são compostas as rochas da região são o que propicia a capacidade de formar cavernas por escavação e estas não sucumbirem ao tempo.

Igrejas do século um depois de cristo, ainda intactas com seus desenhos nas paredes.

É lindo olhar de noite os hotéis iluminados com seus pequenos terraços e espreguiçadeiras piscando com vagalumes. Não há acessibilidade alguma, ou você tem acesso caminhando ou não tem. Cada apto com chave externa pois não existem corredores.

O passeio de balão é claro que fiz, um olhar suspenso, uma vista diferente da realidade. Um nascer do sol sem palavras. Tudo orquestrado com muito cuidado pelas equipes de turismo.

As minúcias vistas tanto na área das cavernas como nos vilarejos com seus graciosos restaurantes e lojas de souveniers tinham tanto detalhe contido em cada pedaço da região, uma decoração especial, que me gerou inúmeras ideias para projetos posteriores.

Toda viagem, seja ela para onde for, sempre será fonte de inspiração. Perto ou longe , pouco importa. Seu olhar fará a diferença.

Mergulhe em suas viagens, você sempre leva uma mala que chama de “bagagem” mas certamente trará sim a verdadeira bagagem em seu cérebro e coração!

 

Sobre a colunista Clarice Mancuso

Com cinco livros publicados, Clarice Mancuso tem profundo conhecimento e vivência no setor de Arquitetura de Interiores, Residencial e Comercial.

A arquiteta acredita que tudo o que se sabe deve ser passado adiante, porque conhecimento é um direto de todos e por isso, agora integra a Revista Serra Decor, fazendo parte importante do maior portal de decoração e arquitetura da Serra Gaúcha e contribuindo com sua expertise!

 

× FALE CONOSCO AGORA!