fbpx

A decoração dos ambientes reflete as formas de pensar, de agir e de consumir das pessoas. Diante disso, alguns itens, técnicas e composições viram tendências de tempos em tempos. Como o mundo está cada vez mais preocupado com as gerações futuras, a decoração sustentável veio para ficar e tem ganhado muita força principalmente com a nova geração de arquitetos e designers.

O fato é que o consumidor modificou o seu comportamento de consumo e suas compras têm sido mais conscientes, conforme os seus ideais, e isso tem causado uma verdadeira revolução no conceito do cenário da decoração.

Mais do que nunca, questões ambientais e sociais estão presentes nas escolhas dos móveis, adornos e acessórios que compõem cada ambiente.

Para entender melhor, veja como a decoração sustentável se manifesta e explore todo o seu potencial, visando um mundo melhor!

As soluções que mudam o cotidiano

A sustentabilidade é uma tendência não apenas de decoração, mas também no design, na arquitetura e no aproveitamento dos espaços. A proposta é transformar a forma de utilizar cada local para que, a partir de agora, a prioridade seja a natureza em cada detalhe.

É o caso de valorizar a iluminação natural com projetos elaborados de forma que explorem e possibilitem a entrada de luz externa, assim é possível reduzir os gastos com energia elétrica e ao mesmo tempo ajudar o planeta.

Também é viável pensar no uso de móveis com materiais naturais, reciclados ou reformados. A escolha estratégica vale inclusive para toda linha de revestimentos, que atualmente ampliou a sua variedade de produtos com esse apelo: tintas e tantos outros componentes também aderiram a este conceito.

Vale observar que a sustentabilidade não se associa somente com a natureza; ela também envolve um aspecto social e de grande importância em nossa sociedade. O retorno da valorização do artesanato de produtores locais e de artistas regionais além de fortalecer a cultura, desenvolvem uma grande rede de apoio e oportunidade para estas pessoas, gerando renda e crescimento financeiro para todas as famílias.

E, é claro, não poderia faltar a inclusão do verde dentro dos espaços. Com a pegada urban jungle ou selva urbana, ganha força a ideia de inserir plantas em ambientes internos.

Isso pode ser percebido pelo crescimento acelerado de jardins verticais dentro dos ambientes residenciais e corporativos, além de se fazer presente nos prédios espalhados pelas cidades.

A decoração sustentável além dos lares

Ao falar em decorar com sustentabilidade, é natural associar o conceito à forma de morar, relacionando a casas e apartamentos. Contudo, não se deve ficar limitado a essa proposta, pois todos os ambientes podem (e devem) passar por essa incrível transformação.

Valorizar a sustentabilidade significa incluir todo universo que nos rodeia, prédios públicos, escolas, empresas e tantas outras possibilidades. Afinal, a ideia é incorporar esse tema de forma completa e transformar positivamente a vida de todos.

Buscando mais inspiração e visando aproveitar essas ideias em projetos futuros, vale ficar de olho nas tendências, novidades em materiais e eventos. Destacamos aqui a Mostra Morar Mais, que existe desde 2005 e foi pioneira ao falar em sustentabilidade. A grande novidade é que a edição 2019 em Porto Alegre será realizada entre os dias 25 de setembro e 10 novembro. Essa é uma ótima pedida para conhecer e explorar incríveis ideias sustentáveis.

A transformação dos ambientes que já existem

Não é porque um espaço já está bem-acabado que você se furtaria do uso da decoração sustentável. Na verdade, a transformação acessível e a modificação de ambientes convencionais em opções ecologicamente corretas são pontos em alta e podem ser remodelados com intervenções, trazendo a natureza para dentro de sua casa e ou de sua empresa.

Muitas vezes, uma mudança do aproveitamento do espaço ou a substituição de materiais já garante mais consciência sócio-ambiental e permite que você faça a sua parte.

Para obter esses ótimos resultados, entretanto, é essencial contar com bons profissionais, que estejam engajados com essa ideia.

No Portal Serra Decor, você encontra os melhores especialistas de arquitetura, decoração e design para tornar qualquer ambiente ainda melhor e com mais verde!

A decoração sustentável é mais que uma tendência, mas uma conscientização que veio para ficar e que envolve a mudança de mentalidade das pessoas. Com a escolha de bons profissionais, é possível ter resultados de alto nível e explorar tudo o que um imóvel ecologicamente correto tem a oferecer.

Quer fazer parte do portal? Fale conosco no WhatsApp e aproveite para tirar suas dúvidas!

× FALE CONOSCO AGORA!