fbpx
Matéria enviada pela Galeria Arte Quadros

Desde criança a Artista plástica Marli Leal da Silva se encantou com a arte de criar e isto lhe motivou a cursar Artes Plásticas, no Instituto de Artes da UFRGS /RS.
A partir daí sua trajetória se engrandeceu com mais duas graduações no assunto e a formação em Arquitetura.

Após o estudo com os grandes mestres da história da arte como os renomados artistas: Ado Malagoli, Alice Soares, Carlos Tenius, a artista iniciou uma série de exposições nas melhores galerias de arte do RS, apresentando suas telas. Isso durante os anos 90.

Em 2014 retomou o projeto de desenho e pintura com releituras e apropriação de retratos dos grandes mestres da pintura. Os retratos estão na tendência (selfies), pois o ser humano sempre sentiu a necessidade de se retratar dando a sensação de status, e a decoração com um retrato na sala que vem do hábito dos nobres.

Outro tema que é o foco do seu trabalho artístico é “Crianças e o Mundo”.
A arte transforma consciências, e esse tema tão delicado sempre sensibiliza, talvez as crianças de hoje são a nossa única esperança de um mundo mais humano e com mais sabedoria.
A produção artística de Marli se baseia na técnica mista como carvão, grafite, acrílica, lápis de cor, purpurina, textura e colagem.

A internet e as redes sociais foram um marco impulsionador na carreira da artista, pois foi através delas que aconteceu a divulgação das fotos de suas telas ao mercado de arte e decoração gerando tamanha visibilidade.
Naturalmente, esta exposição aprimorou a sua conexão com as galerias de arte de todo Brasil.
Após este período, o Decor artista plástica participou de diversos eventos conceituados do segmento de decoração e design como a Mostra Elite Design, e a Casa Cor, atualmente considerada a maior mostra de decoração de todo o Brasil. As obras de arte no décor garantem valorização ao ambiente, um toque de intimismo e promovem o reflexo da personalidade

 

 

CONCEITO DAS OBRAS:

1º – “CRIANÇAS E O MUNDO”

As obras da série “Crianças e o Mundo” tem uma mensagem subliminar para instigar o pensamento sobre o mundo em que vivemos, as crianças nas obras são a grande esperança futura da transformação da humanidade.

Esse tema traz em sua simbologia o planeta dourado, representando o tesouro que é a nossa casa e a importância da sua preservação através da educação afetiva.

Os textos e as interferências gráficas significam conhecimento e sabedoria, tão necessários nos dias de hoje, já que, estamos num contexto mundial, onde tudo se torna mercadoria de consumo.

Busquei como referência no meu trabalho os artistas William Kentridge Fortuna com os textos colados e as interferências de frases de Léon Ferrari.

2º – “RETRATOS DE MULHERES”

Da série “Retratos de Mulheres”, são obras apropriadas, e as interferências transformam-nas em releituras, construídas com o uso de técnicas mistas como colagem, carvão, grafite, lápis aquarelado, lápis conté, tinta acrílica e purpurina.

A inspiração do dourado remete às obras do artista pré-renascentista Giotto, com suas figuras clássicas sacras.

Esses retratos são uma característica da grande tendência de nos fotografarmos constantemente pelo uso da tecnologia, os “selfies” sempre foi uma necessidade do ser humano de se retratar.

Retratos são registros que permanecem no tempo.

EXPOSIÇÕES:

Coletiva: “Ser por três”

– Local: Casa de Cultura Mário Quintana / set 94
– Tema: Fotos sociais – mostra do projeto fotográfico com crianças de rua, técnica em preto e branco e viragem, com interferência de cor.

Coletiva: “Arte alerta”

– Local: Usina do Gasômetro / dez 94
– Tema: Planície costeira – desenho de observação do litoral, feito em grafite e aquarela.

Individual: “Crianças”

– Local: CEF Agência Bom Fim / mai 95
– Tema: Projeto fotográfico com interferência de cores e textos na figura fundo.

Coletiva: “Conexão Arte” – Canela-Gramado-Poa / 10-08-2016

– Local: Casa de Pedra – Canela
– Curadoria: Anaurelino Barros Neto

Coletiva: “IDENTIDADE DESENHO – 2016” / 05-10-2016

– Local: Galeria Porão – Paço Municipal – Prefeitura Poa
– Curadoria: Anaurelino Barros Neto e Fábio André Rheinheimer

Participação 20x20 e outros formatos – 26/11/2016

Local: Galeria de Arte Mamute

Participação do Miniarte Fantasia – 02/08/2017

– Local: Gravura Galeria de Arte
– Curadoria: Clara Pechansky

Coletiva: Ethno Fragmentos do Homo Sapiens – 03/04/2018

– Local: Memorial do Rio Grande do Sul
– Curadoria: Anaurelino Barros Neto

Casa Cor RS: Participou de três edições: 2014, 2015, 2016 e 2017, da maior mostra de decoração do Brasil, com telas expostas nos ambientes decorados, telas cedidas através da Gravura Galeria de Arte.

Mostra Elite Design: Participou em 2017 da 1º Mostra Elite Design com 2 telas em dois ambiente

GALERIAS DE ARTE COM TELAS EXPOSTAS:

Arte Quadros | Caxias do Sul
Gravura Galeria de Arte | Porto Alegre
Delphus Galeria | Porto Alegre
Nieto Galeria | Porto Alegre
Casa Bordini | Porto Alegre

MARLI LEAL

Marli Leal sempre foi apaixonada por arte, e registra em telas suas ideias e sua inquietação com o mundo atual. Seus trabalhos são um verdadeiro convite à contemplação e a um mundo repleto de possibilidades.

Nascida em Porto Alegre /RS, se formou em Licenciatura em Artes Plásticas /1975 – Instituto de Artes – UFRGS, Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas / 1997 – UFRGS e Arquitetura e Urbanismo / 1986 – ULBRA. 

Com formação em Designer de Interiores, atualmente ministra a disciplina da Teoria da Decoração e História da Arte na Escola Criart de Porto Alegre.

@marli.lealdasilva.5

Marli Leal da Silva

 

ARTE QUADROS GALERIA

Rua Feijó Júnior, 975 – CAXIAS DO SUL/RS

Fone: (54) 3028-7896 

@galeriaartequadros

@artequadrosgaleria

www.galeriaartequadros.com.br

× FALE CONOSCO AGORA!